DECLARAÇÃO

 

Andipa Garrido tem uma prática artística que envolve desenho, pintura, colagem, instalação e performance. Utiliza diversos materiais dentre eles: tela, lona plástica, papel, tinta acrílica e aquarela.  Nas instalações e performances, materiais diversos.

Os trabalhos são produzidos a partir de imagens ou pequenos elementos que são trazidos a tona para serem vistos. A artista se preocupa bastante com o processo e faz cadernos de anotações. Neles, escreve o que pesquisa, lê, vê e idéias que vão surgindo. Os materiais e o tamanho, também, são importantes. Em alguns casos como nas performances e instalações são representativos de idéias.  Andipa produz imagens entre o abstrato e o figurativo.  Busca revelar o que está escondido.

Teve muitas influências desde a infância: do avô materno com quadros que  costumava olhar e imaginar histórias. Também, com sua coleção de selos da qual gostava de falar. Assim como do bisavô e pai que pintavam. E, dos seus pais, que levaram a museus, teatros e musicais em viagens.  Pintores como Rafael, Michelangelo e Leonardo da Vinci a fascinavam. Também, Van Gogh, Renoir, Goya e Kandinsky a  impressionavam pela emoção. Alem de Picasso e Aleijadinho. Teve a oportunidade de ver alguns musicais “clássicos” como: Les Miserables, Cats, Phanton, Miss Saigon, entre outros. E, grafites em trens e ruas.

Participou de concurso, ainda criança, onde ganhou menção honrosa e um curso de arte. Um livro que guarda até hoje com aquarelas, certamente, foram motivo para seu interesse pela técnica.  Pintava em papel com guache. Depois, com sua mãe,  peças de gesso e camisetas com moldes vazados.  Mais tarde, aprendeu técnicas de pintura em gesso e madeira.  Sempre gostou de artes: desenhar, pintar, misturar cores e criar. Desde muito jovem teve oportunidade de viajar e o contato internacional com o mundo da arte foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de sua personalidade estética. 

Postagens mais visitadas